Encontro entre Obama e Dalai Lama irrita chineses

Imagem

Os dois Nobel da Paz encontram-se hoje, pela terceira vez, na Casa Branca. China já pediu o cancelamento da reunião informal.

O encontro agendado para hoje entre o Presidente Barack Obama e o líder espiritual dos tibetanos no exílio, Dalai Lama, deixou Pequim à beira de um ataque de nervos.

“Instamos os Estados Unidos a levarem em consideração as preocupações da China e a não permitir que o Dalai Lama prossiga a conduta antichinesa. A questão tibetana é um assunto interno, em que nenhum outro país deve intervir”, lê-se num comunicado assinado pela porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros.

Hua Chunying diz ainda que “o Dalai Lama é uma figura política no exílio que promove atividades separatistas em nome da religião” e que este encontro com Barak Obama será considerada “uma grave violação do direito internacional e causará grande dano para as relações entre a China e os Estados Unidos”.

Este terceiro encontro informal entre os dois Nobel da Paz decorrerá, tal como em fevereiro de 2010 e julho de 2011, na sala dos mapas da Casa Branca e não na sala oval, onde o Presidente americano recebe altos representantes de países estrangeiros.

A Casa Branca já tinha dito que o encontro agendado para esta sexta-feira deveria ser visto como um sinal da preocupação do Presidente Obama com as violações dos Direitos Humanos na China.

Fonte: Expresso.

Anúncios

One thought on “Encontro entre Obama e Dalai Lama irrita chineses

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s