Dalai Lama: “Precisamos ser budistas do século 21″

Imagem

O líder espiritual tibetano, o Dalai Lama, 77 anos, encorajou seus seguidores a serem budistas do século 21, e disse que prefere construir centros de aprendizagem do que mosteiros e templos. O laureado com o Prémio Nobel da Paz ressaltou que a prática budista consiste em usar nossa inteligência ao máximo e transformar nossas emoções. Disse também que o Budismo está crescendo na medida em que mais e mais cientistas estão focando no manejo das emoções pela mente.
“O espírito tibetano vem do Budismo, uma tradição de mais de 2500 anos, pela qual o interesse está crescendo. O comunismo chinês baseia-se em ideias que surgiram há apenas 200 anos e cuja influência está em declínio”, disse o Dalai Lama.
O Dalai Lama disse que o budismo não se refere a uma alma, mas reconhece a existência de um eu que é designado com base na continuidade da mente.
Mais e mais cientistas estão mostrando interesse pela mente, nas emoções. Por meio dessa ligação, o interesse pelo que o budismo tem a dizer está crescendo. O Budismo descreve os diferentes níveis da mente, a consciência sensorial que depende do cérebro, mas também um nível mais subtil de consciência mental “, explicou.
O líder espiritual acrescentou que a investigação científica deste fenómeno já começou.
“Precisamos ser budistas do século 21. A prática budista consiste em usar nossa inteligência ao máximo para transformar as nossas emoções. Para isso, o conhecimento é muito importante. Os estudiosos ocidentais muitas vezes sugerem que o budismo não é propriamente uma religião, mas sim uma ciência da mente. A noção de vazio de existência intrínseca também é importante. Ao investigar a realidade, não conseguimos encontrar algo independente e intrinsecamente existente. A ignorância, nossa compreensão equivocada sobre a realidade, é a base de nossas emoções destrutivas. O contra-ponto é a razão, tomando uma abordagem científica para corrigir a nossa visão “, disse o Dalai Lama.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s