Robin Sharma: “As 10 ideias mais valiosas sobre Liderança”.

Imagem

Robin Sharma, um dos autores de maior renome no campo da gestão e do desenvolvimento pessoal nos EUA, partilhou o que apelida das “10 ideias mais valiosas e praticáveis sobre liderança”.

1. O trabalho de um líder é fazer mais líderes.

“Serei sincero: se não está a criar mais líderes, então não está a liderar – está a seguir. O seu trabalho, independentemente de ter título ou não, é ajudar as pessoas a trabalhar de uma forma que nunca pensavam ser possível. O seu trabalho é o de inspirar pessoas a terem confiança nos seus talentos, a expressarem os seus talentos e fazer o melhor trabalho das suas vidas. Isto é o que liderar realmente significa.”

2. Nada acontecerá se não se mexer.

“Comece devagar, sonhe em grande mas comece hoje. Nada irá acontecer se uma acção não for tomada. A realidade triste é que a procrastinação é nada mais que um mecanismo de defesa escolhido por pessoas com medo. O que eu quero dizer com isto é o seguinte: se de facto cumpríssemos os nossos objectivos e seguíssemos as nossas visões seriámos muito bem-sucedidos. O sucesso traz grandes responsabilidades o que afugenta a maioria das pessoas. Portanto, adiamos a obtenção de grandes feitos e acusamos o mundo de qualquer  mediocridade presente nas nossas vidas.”

3. Os seus comportamentos revelam as suas crenças.

“Você mostra ao mundo quais as suas crenças através dos seus comportamentos. Se, se queixa durante todo o dia, revela um conjunto de crenças profundamente enraizadas de que é impotente e apático. Se apresentar um projecto cheio de erros e com vocabulário muito pobre demonstra que você acho que ser mediano é porreiro. Se maltratar os outros, mostra que você é egoísta e que está desligado da humanidade à sua volta. A boa noticia é que à medida que incorpora crenças de liderança (em vez de vítima), os seus comportamentos mudam automaticamente.”

4. Ideias não valem nada sem execução.

“Eu preferia ter uma ideia ordinária que a minha equipa conseguisse executar sem problemas, do que ter uma ideia genial executada de uma forma muito pobre. Os melhores Líderes sem Título e as organizações mais bem-sucedidas pensam em “falar menos e fazer mais”. Menos reuniões e mais execução. Menos análises e mais “pôr as mãos na massa” e executar os projetos.”

5. Quando aprende mais, consegue mais.

“Para duplicar as suas receitas, deverá triplicar o seu ritmo de aprendizagem. Poucas coisas têm servido a minha carreira profissional e a carreira de bilionários, titãs e CEOS a quem transmito esta ideia. Lembre-se de que ser génio é muito menos sobre talento natural e muito mais sobre estudar, preparar, praticar e aprender mais do que aqueles que o rodeiam. Quase nada produz o retorno sobre o investimento como o investimento em workshops, conferências, cursos on-line, livros áudio, livros e coaching faz.”

6. Cuide do relacionamento e o dinheiro cuidar-se-á dele próprio.

“A liderança está relacionada com os relacionamentos. Os lideres mais inteligentes, rápidos e eficientes são aqueles que percebem que está tudo relacionado com pessoas – desenvolver colegas de equipa + servir clientes + fazer o mundo melhor pela forma como aparece nele. Aprenda a ouvir como um mestre. Comprometa-se a inspirar mais as pessoas. Cumpra as suas promessas. Faça boas acções pelas outras pessoas. Seja a pessoa mais generosa que conhece. As grandes oportunidades irão aparecer no seu caminho. Acredite em mim.”

7. O respeito não é concedido mas ganho.

“Um título, uma posição e um escritório grande não garantem que as pessoas o vão respeitar. Esse tem que ser ganho e a forma mais rápida de ganhar o respeito dos outros é respeitar essas mesmas pessoas. Não é preciso dizer mais nada.”

8. Não confunda movimento com progresso.

“Sim, vivemos numa Era de Distracção Dramática. De acordo com o Financial Times , gastamos, colectivamente, 100,000,000 minutos dos nossos dias a jogar Angry Birds nos nossos smartphones. A maioria das pessoas no mundo dos negócios passam as melhores horas do dia ocupadas ao estarem ocupadas. Os Líderes sem Títulos são completamente diferentes. Ensino aos meus clientes um conjunto de tácticas para aumentar a produtividade em 20 vezes, mas algumas a aplicar são: comece o seu dia às 5 da manhã; estabeleça 5 objectivos diários e cumpra-os antes de sair do escritório (corresponderá a 1850 pequenas vitórias em 12 meses); utilize os primeiros 90 minutos no seu trabalho para se focar no seu projecto mais importante; e aprenda a dizer não.”

9. As vitimas não têm grandes feitos.

“As vítimas arranjam sempre desculpas enquanto que os líderes conduzem a resultados excepcionais. Conseguimos ver uma vítima a milhas de distância: acusam os outros, queixam-se de tudo, são negativos e cínicos. Deram a outras pessoas o poder para conseguir  grandes feitos e as condições externas durante tanto tempo, que fizeram com que pensem que não têm as capacidades para o fazerem eles próprios. Você não é uma vitima. Hoje e qualquer outro dia que se siga para o resto da sua vida, oferece uma plataforma de possibilidades, e o melhor aspecto de utilizar os seus poderes para melhorar as coisas, é que quanto mais os utilizar, mais poderoso você fica.”

10. A vida é curta portanto dê-lhe uso.

“O meu pai é incrível. Ele costumava dizer “Robin, quando nasceste, choravas enquanto o mundo se alegrava. Filho, vive a tua vida de tal forma que quando morreres, o mundo chore enquanto tu te alegras” Sempre me recordei  e segui este conselho do meu pai em tudo o que faço. Ser um verdadeiro líder nada tem a ver com acariciar o ego, aplauso ou fama. Não, ser um líder é fazer contribuições fenomenais que façam o mundo um lugar melhor e que tenha um efeito duradouro. Liderar é servir e ser útil.”

Robin Sharma deixa votos que “estes 10 tópicos os ajudem a vocês, as vossas vidas, as vossas equipas e as vossas missões. Por favor partilhe-os com os outros, discuta-os e, especialmente, viva-os”.

Fonte: Robin Sharma Blog

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s