Pensamento Positivo Budista

Imagem

Há uma crença geral de desconfiança em relação ao Budismo. Tais desconfianças só se perpetuam quando há uma falta de compreensão do que o budismo é realmente sobre. Milhões de budistas em todo o mundo viveram e continuam a viver vidas muito positivos com base em acções positivas , a base para o que é o pensamento positivo que o budismo promove . O pensamento positivo do ponto de vista budista é o pensamento baseado na realidade que evita auto-engano e auto-ilusão. Nós poderíamos embalar a nós mesmos em uma falsa sensação de segurança , olhando longe das duras realidades da vida (ver as Quatro Nobres Verdades ) , ou podemos escolher para enfrentá-lo de frente , sem medo e lidar com ele de forma eficaz , que é o Budismo nos permite fazer .

Quais são os pensamentos positivos? Quaisquer pensamentos que diminuem a lobha (desejo) , diminuir a Dosa ( raiva ) e diminuir a Moha ( ilusão, incorrectamente pensar que o certo é errado e o errado é certo ) são pensamentos positivos. Inversamente quaisquer pensamentos que aumentam a nossa lobha (desejo) , dosa ( raiva ) e Moha ( ilusão ) são pensamentos negativos. Quando praticamos Dana ( dar ) , por exemplo, nós diminuímos o nosso desejo ( lobha ); quando realizar actos de bondade ou desenvolver a meditação Metta diminuímos nossa raiva ( Dosa ) e realizar qualquer boa acção , como dar e ser gentil aumenta a nossa sabedoria ( pañña ) o oposto da ilusão ( Moha ) . Exige pensamento positivo para sequer cogitar fazer acções positivas como esta e quando estamos realizando essas acções a nossa mente são impulsionados e cheio de pensamentos positivos.

O nosso estado de espírito reflecte a vida que levamos , vidas positivas reflectem mentes positivas e negativas vidas reflectem as vidas negativas. Vidas vividas com atitude positiva mental, verbal e acções físicas, incluindo Dez Tipos de Acções Meritórias ( Kusala ), nomeadamente:

1. generosidade ( dana ) 2. moralidade ( sila ) 3. meditação ( bhavana ) 4 . reverência 5 . serviço de auto- menos 6. “Transferência” de mérito (sem transferência real , esta é uma simplificação ) 7. regozijando-se de outros méritos 8. ouvindo o Dhamma (Ensino ) 9. ensinando o Dhamma e 10. corrigindo os próprios pontos de vista errados , renderia mentes positivas e felizes. Na realidade, porém todos temos negativos em nossas vidas , a maioria deles causados ​​por nosso passado ( vidas presentes e anteriores ) acções inábil , que dão origem a pensamentos negativos , mas é importante para lidar com eles de forma eficaz.
Há pouco ponto na realização de muitas acções positivas, mas em seguida me deter sobre os pensamentos negativos que vêm à nossa mente . Ele pode exigir um grande esforço da nossa parte para parar de pensar negativamente , em primeiro lugar e , em seguida, começar a pensar positivamente em seu lugar. O Buda realmente quebrou este processo em quatro etapas . Ele nos aconselhou a parar o aparecimento de pensamentos negativos novos ainda não- surgidos, para remover os pensamentos negativos que já tinham surgido , para cultivar ainda mais novos pensamentos positivos que ainda não tinham surgido e aumentar os pensamentos positivos existentes que já haviam surgido em nossa mentes . Isto é descrito em um bom pormenor na sexta etapa ( Samma – Vayâmo ou Esforço Correto ) do Nobre Caminho Óctuplo , o caminho que conduz a Nibbana ( fim de toda a dukkha ou insatisfação ) .

Uma pessoa que leva uma vida muito positiva também tem um estado muito positivo da mente . Se pudéssemos preencher todo o nosso dia com Pensamento Bom, ( por exemplo, desejar o bem de terceiros ), Acção Verbal (por exemplo, falar com as pessoas gentilmente ) e (por exemplo, ajudar os outros sem esperar nada em troca) acções físicas e também reflectir sobre eles constantemente então poderíamos ser muito felizes. É importante não insistir em pensamentos negativos , a ponto de eles levar-nos a tornar-se infeliz. O Buda nos ensinou a abandonar os pensamentos negativos e desenvolver pensamentos positivos no Nobre Caminho Óctuplo e cabe a nós trilhar esse caminho para Nibbana. Evitar pensamentos negativos e pensar positivamente pode exigir muito esforço e treinamento em nossas peças , mas o resultado seria mentes mais felizes e uma vida mais feliz . Uma mente positiva é uma mente pura.

Fonte: Rasika Wijayaratne

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s