Perspectiva de Buda sobre o Destino do Homem.

Imagem

Ao longo das nossas vidas, há muitos interesses com o qual estamos preocupados . Entre eles, o interesse sobre o destino com o qual estaremos preocupados. Então, qual é o destino? Quem controla o nosso destino? Qual é a perspectiva Budista do destino? Podemos mudar o nosso destino? E como podemos mudar o nosso destino? Estas são as questões que vamos discutir agora.

1. Qual é o destino

Contemplando o mundo, vemos uma variedade de homens. Alguns são ricos, enquanto alguns pobres; alguns são nobres, alguns humildes; alguns são bonitos, alguns feio; alguns estão doentes, alguns saudável; alguns são de boa sorte e alguns de infortúnio. Podemos duvidar de que todos nós somos seres humanos, mas porque somos variados ?. Costumamos atribuir isso ao destino. Se isso é chamado de destino, podemos questionar, ainda, quem faz o destino ou quem controla o destino.

2. Quem controla o destino

Para esta pergunta, há muitas respostas. Entre eles, três são aceites por muitos. Eles são, respectivamente, o teísmo, fatalismo e acidentalismo.

O teísmo crê em Deus ou num poder sobrenatural . Atribui o nosso destino ao poder de Deus . Deus é aquele que cria a nossa vida e projecta cada evento que acontece na nossa vida . Portanto, tudo o que acontece na nossa vida, se é bom ou ruim , é a criação de Deus ou a vontade de Deus . Somente Deus tem o poder de mudar o nosso destino. Nós , como seres humanos, não temos poder para mudar a nossa vida ou o nosso destino. Temos que confiar em Deus para mudar o nosso destino. É isso que devemos orar a Deus pela sua misericórdia.
Fatalismo sustenta que a nossa vida presente é predeterminada. Eles acreditam que cada evento que aconteceu , está acontecendo e o que vai acontecer é absolutamente predeterminado. É o destino se um individuo é rico ou pobre ,  sortudo ou azarado . Sob este ponto de vista , não temos esperança de mudar o nosso destino. O que podemos fazer é apenas para aceitar a nossa vida, porque esse é o nosso destino .
Acidentalismo promulga que tudo que acontece é tudo por acaso. Não há nem vontade nem o destino de Deus. Assim como as folhas que se desvanecem durante o Outono . Quando o vento sopra , algumas podem cair no meio de doces flores e algumas no poço escuro, sujo e malcheiroso . Seja no meio de doces flores ou no poço escuro, acontecem por acaso . Assim é o nosso destino . Por acaso, alguns podem ter felizmente nascido em famílias nobres e alguns podem ser , infelizmente, nascidos nas famílias humildes . Em uma palavra , a fortuna ou o infortúnio é apenas por acaso. Não há nenhum outro poder por trás deles . Sob este ponto de vista , não temos nada a ver com o nosso destino.
O três pontos de vista descritos, achamos difícil de aceitar , porque todas essas três visões são negativas. Todos elas negam o nosso poder de transformar as nossas vidas. Se assim for, o que é a esperança da nossa vida? Ou qual é o significado do nosso esforço que fazemos para melhorar a nossa vida?
Agora, vamos nos voltar para o Budismo e ver como o Budismo explica .

3. Perspectiva Budista do destino do homem

Neste sentido , o budismo oferece-nos uma resposta que é positiva e razoável. De acordo com o Buda, o nosso destino não é nem controlado por Deus, nem pré-determinada , nem por acidente. No entanto , o Buda disse Karma é a principal causa da nossa vida presente. Ou , até certo ponto , podemos dizer que é Karma que determina a nossa vida ou o nosso destino.
Se esta intriga-o , vamos ouvir uma história. Durante o tempo do Buda , havia um sábio chamado Suka que já visitou o Buda e perguntou ao Buda uma pergunta sobre o destino do homem . Ele diz : “Venerável senhor , eu vejo no mundo dos seres sencientes , alguns são de longa duração enquanto que alguns são de curta duração ; alguns estão doentes enquanto alguns são de boa saúde ; alguns são feios e alguns deles são de boa aparência ; alguns são fracos , mas alguns são fortes ; alguns são pobres, mas alguns são ricos ; alguns nascem nas famílias humildes, alguns nascem em famílias nobres ; alguns são estúpidos , mas alguns são inteligentes …… Qual é a causa ?
Em resposta a esta pergunta , o Buda diz: ” Todos os seres sencientes são “aderentes” do Karma , dependem de Karma e tem renascimentos de acordo com o seu Karma . Como tal, não parece ter a distinção de alta, média e baixa classe ou outro critério. Há Karma que possibilita gerar uma vida útil curta ou uma longa vida útil como o seu efeito. Há Karma que possibilita gerar algumas doenças ou muitas doenças com o seu efeito. Há Karma que capacita a pessoa a ser feio ou justo como seu efeito. Há Karma que possibilita gerar uma posição baixa ou uma alta posição como o seu efeito. Há Karma que capacita a pessoa a renascer na classe baixa ou na alta classe como o seu efeito. … Os seres são herdeiros do Karma . “
Aqui , pode-se questionar que, se o Karma é a causa do nosso destino , o nosso destino poderia ser mudado? Por isso, vamos prosseguir para discutir o próximo ponto.

4 . Podemos mudar o nosso destino

Para responder a essa pergunta , precisamos entender a teoria budista da Lei Kármica . Muitas vezes ouvimos o ditado: ” Faz o bem, é seres bom ; fazer o mal , é seres ruim. “O que semeia, é o que colhes .”  Este é o princípio essencial com base no qual a lei de Karma opera . De acordo com este princípio, até certo ponto , podemos dizer que a nossa vida actual é o resultado do nosso Karma passado, ou o nosso destino é determinado pelo nosso Karma passado. No entanto, isto não significa que cada evento que acontece na nossa vida actual é absolutamente um resultado da nossa Karma passado. Determinação é aguentada pelo fatalismo e é fortemente rejeitada pelo Buda. Se tudo o que acontece na nossa vida presente é absolutamente um resultado da nosso Karma passado, então, não há nenhuma esperança para nós para mudar o nosso destino e que também não tem sentido para nós a prática do Dharma , a fim de obter uma vida melhor no futuro , porque tudo está predeterminado.

A lei de Karma ensinado pelo fatalismo é um pouco mecânica , porque é estabelecido com base numa única causa e efeito único . No entanto , torna-se flexível quando esta lei é interpretada pelo Buda em conexão com a doutrina da origem dependente . De acordo com esta doutrina , tudo é condicionado ou coexiste . Não há nada que venha a estar sob uma única causa ou condição. Isto é para dizer que um Karma passado poderia ser a causa de um efeito presente . No entanto, sem condições causais , o efeito nem sempre acontece.

Para colocá-lo de outra maneira, podemos dizer que todo acto que criamos tem uma força potencial para amadurecer ou a possibilidade de trazer um efeito. Mas isso não significa que cada acção iria trazer um efeito. Quando as condições causais não estão lá , o efeito não teria lugar . Por exemplo, quando uma semente é semeada , de acordo com o ambiente do solo e algumas outras condições, tais como clima, luz do sol , o trabalho etc, a própria semente pode perecer ou então se tornar melhor. Então é Karma .
Quando colocamos a Lei Kármica na doutrina da origem dependente , vamos entender que o Karma passado pode ser a causa da nossa vida presente, mas isso não significa que a nossa vida presente é absolutamente o resultado da nossa Karma passado. Há condições causais que também precisamos de levar em conta.
E agora , podemos chegar a uma conclusão de que o nosso destino pode ser alterado , embora o Karma passado tem uma influência muito profunda sobre a nossa vida ou o destino presente. Isto é devido ao facto da causa por si só não trazer um efeito. Ela exige condições causais. Mesmo que criamos um monte de Karma negativo no passado, se fizermos o esforço agora para mudar as suas condições causais , podemos impedir os seus efeitos a ter lugar ou até mesmo alterar seus efeitos , às vezes.

5 . Como podemos mudar o destino

1. Disciplinar o nosso comportamento

2. Disciplinar  a nossa mente

A. A mente é o precursor de todos os estados (do mal) . A mente é o chefe. Se alguém fala ou age com a mente perversa , por causa disso , o sofrimento segue-o, assim como a rio desagua no mar.

B. A mente é o precursor de todos os estados ( bons ) afirma , a mente é o chefe ; e alguém fala ou age com a mente pura, por isso, a felicidade segue-o, assim como a própria sombra que nunca sai de nós.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s