Um excerto do livro “Budismo para Principiantes” de autoria da Ven. Thubten Chodron

Imagem

Thubten Chodron , uma monja budista de origem norte-americana, que é professor residente no Fundação Dharma Amizade em Seattle, apresenta uma visão fascinante do Budismo neste matéria. Aqui está uma passagem que vai interessar a qualquer pessoa com animais de estimação; que sugere compartilhar sua vida devota com os seus animais queridos .

“Com base nossas acções, as nossas mentes são atraídas para certos tipos de renascimento quando morremos . Pode parecer difícil imaginar que um ser humano pode renascer como um animal, mas se levarmos em conta o facto de que algumas pessoas agem pior do que animais, não parece tão absurda . , por exemplo, os animais matam apenas quando são ameaçados ou com fome, enquanto alguns seres humanos matam por desporto , fama ou poder. Se a mente de alguém habitualmente vai numa certa direcção , não faz sentido que o seu corpo poderia corresponder a esse estado mental numa vida futura .

“Da mesma forma , os animais podem renascer como seres humanos. Embora seja difícil para a maioria dos animais fazer muitas acções positivas – É difícil ensinar um cão a meditar ou oferecer serviços à comunidade – . Que é possível, por esta razão , que os tibetanos levam os seus animais quando eles circuncidarem monumentos sagrados , a fim de colocar boas impressões na mente dos animais. Muitas pessoas gostam de dizer as suas orações ou mantras em voz alta para os seus animais de estimação poderem ouvi-los e serem expostos a tais sons suaves , mesmo que os animais não entendam o significado . ”

Para Prática: Inclua os seus animais de estimação na sua vida devota. Deixá-los ficar no quarto quando está meditando , dizendo as suas orações, ou os seus pensamentos e reflexões , ou a ouvir música de meditação.

Autora: Thubten Chodron

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s