Reiki: Princípios, Símbolos e Benefícios. Tudo o que sempre quis saber.

Imagem

O Reiki é uma energia curativa divina descoberta por Mikao Usui no Japão há mais de um século e que traz benefícios às pessoas não somente nos corpos físicos, mas também emocionalmente, mentalmente e espiritualmente. Ou seja, o Reiki actua holisticamente e abarca o ser humano como um todo integrado, podendo tanto ser usado como terapia complementar, auxiliando no tratamento convencional de diversas doenças, como para a cura de pequenas enfermidades do dia a dia. Confira a seguir alguns dos principais benefícios do Reiki, com exemplos práticos de como eles melhoram significativamente a qualidade de vida e o bem-estar espiritual das pessoas.

Os principais benefícios do Reiki e as suas aplicações no quotidiano

  • Reduz e alivia consideravelmente o stress, provocando no organismo uma profunda sensação de paz, relaxamento, conforto e tranquilidade.
  • Auxilia na cura de doenças como o cancro, reduzindo os efeitos colaterais e nocivos da quimioterapia.
  • Ajuda na recuperação rápida e completa de várias lesões, por exemplo, um atleta que sofra um estiramento muscular e que complemente o tratamento médico com sessões de Reiki poderá voltar a jogar mais rapidamente.
  • Limpa, clarifica e ordena nosso campo energético, alinhando os chacras e melhorando o fluxo e a distribuição de energia pelo corpo.
  • Melhora nossa circulação sanguínea, conseguindo inclusive curar pequenas hemorragias.
  • Actua na desintoxicação de órgãos importantes ao bom funcionamento do corpo humano, como rins, fígado, bexiga e intestinos.
  • Pode ser canalizado e direccionado para a purificação de ambientes, removendo as más energias através dos símbolos do Reiki.
  • Pode ser usado em bebes, crianças, adolescentes, adultos, idosos, animais de estimação, nas plantas, na água que você bebe, enfim, onde e quando precisar e para as mais diversas necessidades.

Lembrando que estes foram apenas alguns exemplos, pois a lista de benefícios que o Reiki proporciona na vida e na saúde das pessoas é extensa.

Porém, é importantíssimo deixar claro que o Reiki deve sempre actuar como uma terapia complementar, auxiliando os tratamentos médicos convencionais (o Reiki acelera todos os processos de regeneração e desintoxicação celular), mas nunca os substituindo.

Conheça os 5 princípios do Reiki, sábios ensinamentos para usarmos a vida toda.

Como e para que surgiram os princípios do Reiki?

Os princípios do Reiki surgiram depois de Mikao Usui, o seu criador, identificar que muitos pacientes que se curavam de determinados problemas de saúde através da energia do Reiki posteriormente voltavam a procurar o tratamento, mas desta vez com problemas diferentes. Então ele deduziu que para a cura física destas pessoas fosse completa e efectiva era necessária também uma cura mental.

Então ele seleccionou cinco pensamentos da cultura e da filosofia orientais, transformando-os nos cinco princípios do Reiki e ensinando-nos que se forem repetidos pela manhã, de noite e quantas vezes for possível durante o dia, promoveriam, juntamente com a energia do Reiki, a tão desejada saúde mental e o bem-estar físico que todos procuramos.

Quais são os princípios do Reiki e quais lições devemos tirar de cada um deles?

  • Só por hoje, não se preocupe: a principal lição a tirar deste principio é que Deus tem um propósito em tudo que acontece em nossas vidas, e, mesmo que às vezes não entendamos direito determinadas situações, devemos ter em mente que elas acontecem para que tiremos lições e nos tornemos pessoas melhores; em suma, não vale a pena lamentar o passado e nem se preocupar com o futuro, mas sim viver intensamente o hoje, que é o presente.
  • Só por hoje, não sinta raiva: a raiva é uma energia ruim, desnecessária e que causa malefícios ao nosso corpo físico e à nossa alma, impossibilitando-nos de conseguir a cura proporcionada pelo Reiki; a lição a tirar deste ensinamento é que devemos lidar construtivamente com a energia da raiva, controlando nossas emoções e refletindo sobre os motivos que nos levaram a ficar irritados.
  • Só por hoje, tenha gratidão com as bençãos que recebe: um dos principais ensinamentos do Reiki, este princípio nos ensina que somente estando conectados com a energia da gratidão nós atraímos a abundância, pois focamos naquilo que temos e somos gratos a Deus por isso, independente de ser muito ou pouco, é estarmos positivamente conscientes de nosso merecimento.
  • Hoje e SEMPRE, ganha o teu pão diário honestamente: para termos harmonia plena em nossas vidas e o bem-estar de uma consciência tranquila, este ensinamento nos diz que devemos trabalhar honestamente para conquistar nossos objectivos, sem nunca passar a perna ou deliberadamente prejudicar alguém em nosso benefício; este princípio do Reiki é de extrema importância para que tenhamos uma vida harmoniosa, e devemos entender que ser honesto com os outros é ser honesto com si próprio.
  • Hoje e SEMPRE, seja gentil e mostre gratidão para com todos os seres vivos: dentro dos princípios do Reiki, talvez este seja o ensinamento mais difícil de ser cumprido, sob dois diferentes aspectos: o de eliminarmos a tendência que os humanos têm de subjugarem a natureza e a controlarem em demasia, e respeitarmos todas as formas de vida; e o de tratarmos bem e sermos gentis com todas as pessoas ao nosso redor, sejam elas estranhas ou não, pois assim mostramos amor e respeito por nós mesmos

Símbolos do Reiki como chaves.

Os símbolos do Reiki são como chaves que abrem as portas do fluxo de energia vital do Universo. Quando activados através da intenção, de desenhos ou da imaginação activa, ligam rapidamente os seus utilizadores a este fluxo.

Também é possível ver os símbolos do Reiki como botões que, quando pressionados, respondem automaticamente com um resultado “pré-programado”. Os símbolos do Reiki carregam em si códigos, crenças e intenções que ajudam o usuário a obter os resultados pretendidos através das energias metafísicas que representam.

Os símbolos do Reiki

Existem diferentes formas de Reiki e, ao longo do tempo, alguns mestres foram introduzindo novos símbolos nas suas iniciações. Mas no Reiki “tradicional” há três símbolos que são passados numa iniciação de nível 2: o símbolo do poder (CHO-KU-REI), o símbolo mental/emocional (SEI-HEI-KI) e o símbolo da distância (HON-SHA-ZE-SHO-NEN).

CHO-KU-REI

Imagem

Este símbolo dá ou liberta energia, criando equilíbrio. Representa o aumento do poder. É o “botão” ligado ao corpo físico e, além de ser um maravilhoso símbolo de protecção, é usado para incutir ou reforçar a energia.

Cho-Ku-Rei significa “Ponha todo o poder do universo aqui”.

 

SEI-HE-KI

Imagem

Sei-Hei-Ki é o símbolo da cura das emoções e da transformação de sentimentos negativos em positivos, é o símbolo da harmonia e da protecção e representa o processo alquímico de purificação e limpeza.

Sei-Hei-Ki significa “chave do Universo” ou “homem e Deus tornam-se um só”.

HON-SHA-ZE-SHO-NEN

Imagem

Este é o símbolo da cura à distância, traz cura para os traumas do passado e para o presente. É o “botão” ligado ao corpo mental. As vidas passadas e o karma são libertados através do Hon-Sha-Ze-Sho-Nen. A libertação é permanente e desaparece a necessidade de reencarnação.

Hon-Sha-Ze-Sho-Nen significa “O Buddha em mim alcança o Buddha em ti para promover luz e paz”.

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s