O que faz de ti um Budista ?

Imagem

Não é as roupas que veste, as cerimónias que executa, ou a meditação você faz, diz Dzongsar Jamyang Khyentse. Não é o que  come, quanto bebe, ou quem tiver relações sexuais. É se concorda com as quatro descobertas fundamentais do Buda feitas sob a árvore Bodhi, e se fizer isso, pode chamar-se um budista. Um deles é um budista se ele ou ela aceita as quatro verdades seguintes:

Todas as coisas compostas são impermanentes.
Todas as emoções são dor.
Todas as coisas não têm existência inerente.
Nirvana está além de conceitos.

Estas quatro declarações, ditas pelo próprio Buda, são conhecidos como “os quatro selos.”
É hora das pessoas modernas como nós mesmos para dar algum pensamento sobre assuntos espirituais, mesmo se não temos tempo para sentarmo-nos sobre uma almofada, mesmo que sejamos rejeitados por aqueles que usam rosários em torno de seus pescoços, e mesmo se tivermos vergonha de expor as nossas inclinações religiosas para nossos amigos seculares. Contemplando a natureza impermanente de tudo o que vivemos e o efeito doloroso de se apegar ao nosso ser, dá paz e harmonia, se não a todo o mundo, pelo menos dentro de nossa própria esfera.
Os quatro selos são como chá, enquanto todos os outros meios para concretizar estas verdades práticas, rituais, tradições e culturais são como um taça. As habilidades e métodos são observáveis ​​e tangíveis, mas a verdade não é. O desafio não é se deixar levar pela taça. As pessoas estão mais inclinados a sentar-se em linha recta  num lugar calmo, numa almofada de meditação do que para contemplar o que virá primeiro, amanhã ou na próxima vida. Práticas exteriores são perceptíveis, por isso a mente é rápida para classificá-los como “budismo”, enquanto que o conceito de “todas as coisas compostas são impermanentes” não é tangível e é difícil de rotular.

Não pode dobrar estas quatro regras; há nenhuma excepção social ou cultural.

 

Ngak’chang Rangdrol Dorje 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s