Tolerância: A ferramenta não-violenta para mudar o Mundo.

tolerance-statues-houston-address-allen-parkway-jaume-plensa1

Tolerância anda de mãos dadas com coragem, força interior e inteligência, as qualidade que aliviam o sofrimento mental e impedir-nos de cair em cima do pensamento negativo.

Se seguirmos um caminho de retaliação – “olho por olho, dente por dente” – então, nas palavras de Gandhi, “o mundo em breve estará cego e sem dentes.” Violência gera violência e leva a resultados desastrosos. Devemos evitar a violência como solução a todo o custo; os conflitos devem ser resolvidos por meio de negociação e diálogo.
Sua Santidade o Dalai Lama muitas vezes fala de tolerância. Tolerância não significa “vá em frente e me magoar”, nem implica que devemos submeter-nos ou ignorar a malícia e maldade. Nós também não devemos dar passivamente força a uma forma de agressão, nem tentar destruir aqueles que nos prejudicar. Se somos o objecto de abuso ou injustiça, é preciso encontrar os meios adequados para combater isso. É essencial que encontrar uma maneira de quebrar o ciclo de hostilidade, ódio e agressão.
Precisamos preservar sempre dentro de nós mesmos a compaixão invencível e força interior inextinguível. A motivação que inspira as nossas acções e o resultado final dessas acções são fundamentais. Palavras doces ditas com a intenção de enganar pode ter a aparência de bondade, mas na verdade elas são uma forma de violência. Por outro lado, o acto de uma mãe que empurra o seu filho para impedi-lo de ser atropelado por um carro pode parecer violento, mas é na verdade uma forma de não-violência.

 

Matthieu Ricard

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s