Os quatro fundamentos do Mindfulness – Dzogchen Ponlop Rinpoche

Poenlop-586x224

Os Quatro Fundamentos do  Mindfulness (Atenção Plena) são meditações que cultivam um conhecimento correcto das naturezas de quatro objectos específicos: o corpo, sentimento ou sensação, a mente e os fenómenos. (Fenómenos aqui refere-se aos seis objectos de nossas percepções sensoriais: seis. Formas, sons, cheiros, gostos, toque e objectos mentais) Neste contexto, o conhecimento é principalmente aquilo que reconhece correctamente a verdade relativa, ou as características relativas destes quatro coisas . No entanto, com base no presente, existe um desenvolvimento gradual do conhecimento superior que reconhece verdade absoluta. O Hinayana ( Capacidades espirituais do praticante ), enfatiza estas quatro práticas mindfulness como meditações sobre a natureza da realidade relativa, enquanto a abordagem Mahayana ( O maior dos ramos do Budismo), faz uso dessas práticas, como forma de perceber a verdade absoluta.

Estas quatro meditações trabalhar com as cinco colecções de componentes físicos e mentais (conhecidos como os cinco agregados) que compõem os seres sencientes: formas físicas, sensações, percepção, conceito ou formações mentais e consciências. Entre estes cinco, a forma skandha ( As cinco funções ou aspectos que constituem o ser senciente), relaciona-se com o corpo e os quatro seguintes são todos relacionados à mente. Em suma, podemos dizer que há dois objectos observados de auto-apego: corpo e mente.

Essencialmente, a prática da atenção plena consiste em investigar esses objectos individuais de meditação, a fim de discriminar ou distinguir as características reais das próprias coisas das abstracções que criamos na dependência deles. Por exemplo, a abstracção ou conceito de “meu corpo” pode ser distinguido do agregado do próprio corpo. O corpo real é uma coisa física composta de vários elementos, e isso não tem nada a ver com o meu nome para ele, minha imagem dele, e assim por diante.

Anúncios

One thought on “Os quatro fundamentos do Mindfulness – Dzogchen Ponlop Rinpoche

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s