Conheça os benefícios da Biodança, a Dança da Vida

Vídeo da Biodança através do seu criador, Rolando Toro.

Muitas pessoas buscam bem-estar e optam pela prática de exercícios físicos para melhorar a sua qualidade de vida, mas não gostam dos desportos mais escolhidos nas academias. Iremos falar por isso de uma alternativa, a biodança, ou biodanza, como é conhecido em alguns lugares.

Biodança significa ‘dança da vida’, e integra a afectividade entre os participantes com o desenvolvimento humano baseado na vivência dos envolvidos. As aulas são criadas através de movimentos de dança com músicas seleccionadas, e situações de encontro não verbal, como um olhar ou um toque físico.

Criado em 1960, pelo psicólogo Rolando Toro Araneda, o ‘Sistema Biodanza’ utiliza fundamentos da Biologia, da Antropologia e da Psicologia, e se define oficialmente como uma renovação orgânica e de reaprendizagem das funções originais da vida.

Apesar de produzir efeitos terapêuticos, a biodança não é vista como uma terapia, um desporto ou uma simples dança. É uma prática do bem-estar. Seus objetivos são a promoção da saúde, da consciência ética e da alegria de viver.

Segundo o professor Hélio Arakaki, consultor para o desenvolvimento humano em empresas, facilitador didacta de biodanza, professor de Karaté e escritor, a biodanza é um sistema de desenvolvimento que utiliza o corpo. ‘A pessoa vai para expressar os seus sentimentos, sentir, pensar e agir’, afirma.

“O objectivo é exercitar a capacidade de expressar as suas emoções de modo a que  possa desfrutar a vida com mais leveza, harmonia, confiança, prazer e alegria”, diz Arakaki.

Os benefícios mais citados pelos praticantes são: o controle da ansiedade, a melhora da saúde psíquica, o aumento da autoconfiança e do auto-conhecimento. Porém, a principal melhora é em relação ao tratamento do stress, o mal dos tempos modernos, pois a biodanza busca o equilíbrio do estado emocional de seu praticante. Até o trabalhar das inibições e timidez e a partilha de momentos de sensibilização musical.

‘Na biodanza, a dança é um gesto pleno do sentido, foge da técnica e de uma simples performance. Ela fortalece a identidade, e a integração do ser humano consigo mesmo’, completa Hélio.

Fonte: MS

Advertisements

One thought on “Conheça os benefícios da Biodança, a Dança da Vida

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s