O Buda ainda está ensinando | Sogyal Rinpoche

ar_header

 

“Acima de tudo, esteja à vontade, seja tão natural e aberto quanto possível. Sossegadamente abandone a armadilha do seu eu ansioso habitual, solte a avidez e relaxe-se na sua natureza verdadeira. Pense nesse seu eu ordinário, emocional e comandado pelo pensamento, como um bloco de gelo ou de manteiga deixado ao sol. Se está sentindo-se duro e frio, deixe essa agressão derreter nos raios de sol da sua meditação. Deixe a paz trabalhar em si e lhe deixar assumir sua mente dispersa… e despertar em si a consciência e a percepção da Visão Clara. E vai ver toda a sua negatividade desarmar-se, a sua agressão dissolver-se e a sua confusão evaporar-se lentamente como uma neblina dentro do céu vasto e puro da sua natureza absoluta”.
— Sogyal Rinpoche, em “O Livro Tibetano do Viver e do Morrer”
“Deixe essa agressão derreter nos raios de sol da sua meditação”… Deixe… Nada a fazer, não ir a lugar algum. Permitindo a experiência de deixar, podemo-nos abrimos finalmente à compreensão do momento. Deixar a agressividade ou a confusão ali, derretendo… Na magna prática de soltar e deixar (a meditação).
Penso que o sol, neste caso, é a consciência. O gelo ou a manteiga seriam algo como os pensamentos ou crenças ou interpretações ou opiniões a respeito do que se está vivendo, que pode ser algo duro e frio. Duro por ter sido comparticipado e não ter mais flexibilidade para realmente experimentar o momento (como achar que esse momento de agora é igual a outro que passou), e frio porque não tem o calor das coisas vivas, que pulsam e fluem com as experiências. Deixados à sua própria sorte, sem serem alimentados, serão naturalmente derretidos pela luz da consciência.

Este enxerto acima faz parte do livro “The Buddha Is Still Teaching” (Shambhala Publications, 2011)

Anúncios

2 thoughts on “O Buda ainda está ensinando | Sogyal Rinpoche

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s