Os benefícios da prática de ioga pra a saúde

Naked-Yoga.png

A ioga tornou-se uma prática muito habitual na sociedade. Dado o nível de stress ao qual uma pessoa está submetida num dia de trabalho normal, não é de se estranhar que essa e outras técnicas que repercutem positivamente na nossa saúde e equilíbrio mental tenham uma presença cada vez maior no dia a dia das pessoas.

Se procura de maneira firme e constante um corpo são e equilibrado é mais provável que encontre também uma mente limpa e um coração mais aberto e próximo daqueles a sua volta. Por isso a ioga é tão importante, porque melhora muito o equilíbrio espiritual de quem pratica a técnica.

O que é a ioga?

Ioga é uma prática ancestral cujo significado tem a ver com a união, o acto de juntar. Em sânscrito, a língua antiga do oriente, ioga é literalmente “atar juntos”

Desde tempos antigos as pessoas praticam a ioga e a técnica evoluiu muito até os dias de hoje. Mesmo assim, ainda é uma arte capaz de tocar a alma dos seres humanos e melhorar as suas atitudes e sua qualidade de vida.

Originalmente, a ioga começa os seus passos no que conhecemos actualmente como Índia, mas a sua capacidade para entrar na vida das pessoas e trazer equilíbrio e saúde mental e física fez com que a prática se expandisse para todo o mundo, chegando a cada canto do planeta.

Para isso,  a ioga incorpora exercícios mentais e físicos que ajudam a encontrar o equilíbrio, tendo sucesso em mudar a forma como vemos o mundo à nossa volta e trazendo grandes melhoras vitais.
Além disso, a ioga traz também um grande valor espiritual, tendo como um dos seus resultados um enorme processo de autoconhecimento junto com a melhoria da saúde e uma crescente paz interior.

A ioga e os seus benefícios para a saúde

Considerando os muitos benefícios que a ioga oferece para o equilíbrio mental, a paz interior, a luta contra o stress e a melhora da condições vitais, conheçamos agora quais são as vantagens que traz para nossa saúde.

  • A prática de forma regular permite tonificar o nosso corpo, melhorando e fortalecendo a musculatura, o que por sua vez aumenta a resistência e a flexibilidade.
  • Além disso, a ioga permite um aumento e um fluxo de energia adequado ao corpo humano, o que traz um grande relaxamento e uma enorme capacidade de concentração.
  • As técnicas permitem acalmar o sistema nervoso. Isso permite que o corpo fique mais relaxado, saudável e receptivo.
  • A ioga também permite que os ossos do corpo humano se fortaleçam graças aos movimentos e posições que são adoptadas. De facto, é uma prática muito recomendada para pessoas com problemas de coluna vertebral, como hérnias.

 

  • Dado que a ioga relaxa o sistema nervoso, ela favorece o sono, permitindo dormir mais profundamente durante a noite. Isso faz com que o nosso corpo fique mais descansado, porque recupera mais energia. Além disso, o descanso é excelente para a mente, que assim fica mais lúcida e atenta.

 

  • Como é lógico, dada a cadeia de efeitos positivos que a ioga traz ao nosso corpo, também combate o stress ao relaxar o sistema nervoso, dormimos melhor por estarmos mais tranquilos e mais relaxados e, desse modo, a mente torna-se mais ágil ao estar mais desperta, activa e produtiva, o que diminui o possível surgimento de problemas de memória.
  • Como dizíamos antes, dado que as posturas fortalecem o sistema ósseo e trazem flexibilidade para a musculatura, o resultado é uma maior mobilidade do corpo, o que é excelente para qualquer prática do dia a dia.

 

  • O relaxamento do sistema nervoso graças a essa prática oferece muitos outros efeitos positivos. Por exemplo, a diminuição da pressão arterial e da frequência cardíaca, o que, evidentemente, ajuda a proteger e fortalecer o coração.
  • Se é dessas pessoas que querem ter uma boa aparência, a ioga é uma prática indicada. É um exercício, flexibiliza a musculatura, activa a mente. O sru corpo será mais proactivo, e a prática melhorará até mesmo a frequência e qualidade das relações sexuais, o que não deixa de ser mais um exercício associado.
  • Dado que na ioga temos que respirar profundamente em muitos momentos, a capacidade pulmonar também é afectada positivamente pelos exercícios
  •  Por último, mas não menos importante, a ioga provoca a libertação de endorfina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar que é enorme e lhe acompanhará por todo o dia após a sua prática.
  •  Ficam claros os grandes benefícios dessa disciplina. Dado que nosso organismo é uma máquina perfeitamente encaixada na qual tudo está relacionado, esta prática provoca uma série de reacções positivas que melhoram a qualidade de vida de qualquer pessoa.
    Além disso, a ioga permite alcançar um excelente equilíbrio espiritual e pessoal, motivo pelo qual não apenas o seu corpo agradecerá pelo exercício, mas também o seu próprio espírito, pois a sua vida será mais plena e feliz.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s