Turistas ameaçam Grutas Budistas

caverna

Na Rota da Seda, à beira do Deserto de Gobi, estão centenas de cavernas que contêm frescos e esculturas budistas. Abandonadas por séculos, as Grutas de Mogao sobreviveram a terremotos, inundações, tempestades de areias e guerras.

Nas frágeis paredes há pinturas, algumas datadas do século IV, que retratam histórias da vida de Buda e de visões do além vida. Só que estas relíquias agora sofrem uma nova ameaça: um exército de turistas.

Segundo Wang Xudong, presidente da Dunhuang Academy, que preserva o local,  a entrada e saída de turistas o tempo todo mudam a temperatura e a humidade do lugar. Além disso, o corpo humano carrega micro-organismos, que podem atrapalhar na preservação do lugar, caso eles comecem a crescer ali.

Mais de 1,1 milhão de turistas visitam as cavernas em 2015, um aumento de 40% em apenas um ano. A Dunhuang Academy inicialmente tentou limitar o número de turistas para 3 mil por dia. Só que isto não impedia que as pessoas viessem. O limite foi então para 6 mil por dia, só que a demanda cresce na temporada de julho a outubro.

Para aliviar a pressão, os turistas precisam de se registrar com antecedência, antes de visitar o local, precisam de assistir a um vídeo de 20 minutos, no centro de visitantes, sobre a história de Dunhuang e das cavernas. Depois, eles são guiados por uma seleção de 40 cavernas que são abertas ao público. É proibido tirar foto por conta do dano que o flash possa causar.

Actualmente, restam 735 cavernas e cerca de 2 mil esculturas. Cerca de 500 cavernas têm pinturas nas paredes, as que não têm eram para meditação.

Com parceiros ao redor do mundo, a Dunhuang Academy está trabalhando num projecto de arquivamento digital, fotografando as cavernas, pinturas e esculturas. A ideia é preservar as relíquias para sempre de alguma forma.

Advertisements

One thought on “Turistas ameaçam Grutas Budistas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s