Apesar de ser budista e de “acreditar” no poder da reza, Dalai Lama garante que tal não será suficiente para resolver o problema chamado Estado Islâmico.
“Não podemos resolver o problema só com rezas. Eu sou budista e acredito em rezas, mas os humanos criaram este problema e agora estão a pedir a Deus que o resolva. Não tem lógica”, começou por dizer o líder espiritual numa entrevista ao site alemão Deutsche Welle.
Dalai Lama acrescentou ainda que perante esta situação “Deus diria: ‘resolvam-no vocês porque foram vocês que o criaram”.
O religioso budista acredita que é necessário haver uma maior aproximação aos “valores humanos de unidade e harmonia” e que se tal acontecer “há esperança de que este século será diferente do anterior, o que é do interesse de todos”.
“Por isso, vamos trabalhar com as nossas famílias e com a sociedade para alcançar a paz e não esperar ajuda de Deus, de Buda ou dos governos”, concluiu.
De fato. A humanidade ao longo do tempo criou muitas situações difíceis. A ganância e a opressão criaram ao longo dos séculos civilizações marginalizadas, impiedosamente retiradas das suas terras e afastadas da sua cultura. Hoje, resgatamos o produto desses exageros da crueldade. Ainda continuamos nessa trajetória, infelizmente. A transformação é intima – cada um de nós, deve buscar fazer a sua parte.
Temos o dever de consertar essa bagunça.
GostarGostar