Afecto Positivo: O que é e como nos beneficia?

tumblr_static_tumblr_static_6iwjawckxxs8kc0cs04ksggkg_640

O afecto positivo, protagonista deste artigo, nada mais é que um estado de ânimo geral composto por um conjunto de emoções positivas. Estas emoções vão trazer múltiplos benefícios para todos nós. Tanto é assim que está demonstrado que cuidam da nossa saúde, melhoram a percepção que temos do nosso corpo e contribuem para que nossas relações sejam mais fortes e agradáveis.

Dito isto, a pergunta que continua é a que todos nós estamos pensando: como podemos então fomentar o afecto positivo nas nossas vidas? Vamos fazê-lo através do desenvolvimento das forças pessoais, a resiliência e o humor, já que reforçando esses aspectos, aproveitaremos em maior escala essa emotividade e as consequências da sua administração adequada. Vejamos com mais profundidade a seguir.

O que é o afecto positivo?

O afecto é o estado emocional que experimentamos num determinado momento. Assim, ele pode ser tanto positivo como negativo. De maneira geral, fala-se de afecto negativo quando está composto por emoções de cunho negativo, e de afecto positivo quando são predominantes as emoções de cunho positivo.

Por outro lado, o afecto negativo é o que mais atenção recebeu na psicologia, já que são essas emoções negativas que se encontram mais relacionadas com a prática clínica. Uma prática que trata maioritariamente do doente e foca pouco nas pessoas que não apresentam doenças.

Por outro lado, o denominado afecto positivo começou a ser estudado há relativamente pouco tempo, e isso foi feito especialmente dentro da área da psicologia positiva. Os principais componentes do afecto positivo são a alegria, o bom humor, o optimismo, o entusiasmo e o amor, entre outros.

Quais benefícios o afecto positivo nos dá?

Como é de se esperar, apresentar um conjunto de emoções positivas vai ter uma influência positiva nas pessoas. Em primeiro lugar, sentimos um bem-estar psicológico. Além disso, esta saúde mental, como já sabemos, vai influenciar positivamente o nosso estado de saúde físico.

Além dos benefícios para nossa saúde, vai fazer com que tenhamos relações sociais mais satisfatórias. Experimentar o aspecto positivo vai fazer com que iniciemos facilitadores sociais de comunicação, como começar uma conversa ou manter o olhar para a frente.

Também vamos favorecer a confiança e a cooperação com os demais, bem como a generosidade (tanto com os outros como com si mesmo). Isso vai fazer com que nos comuniquemos de maneira mais eficaz e sejamos capazes de gerar e sentir mais empatia. É dessa maneira que criam-se os laços e as relações mais profundas e estáveis.

Como podemos colocar isso em prática?

Realmente soa muito atraente isso de ter um afecto positivo e ser feliz. Ainda que não tivéssemos falado dos benefícios que traz, quem não quer estar feliz? Temos que ser conscientes de que existem determinadas situações diante das quais vamos nos sentir mal, o que é normal. No entanto, o que não é normal é que nos instalemos nelas e enterremos o afecto positivo.

Assim, podemos incentivar esse conjunto de emoções positivas para que sejam mais presentes nas nossas vidas. Como? Por meio do desenvolvimento das nossas forças positivas, a resiliência e o humor.

As forças positivas são aquelas capacidades pré-existentes para se comportar, pensar ou sentir de uma certa maneira. Estimulam o assunto e permitem o funcionamento ideal, o desenvolvimento e o desempenho. Assim, ser conscientes das nossas características positivas, além de tentar desenvolver aquelas que consideramos importantes, vai aumentar o nosso afecto positivo.

Outra forma de conseguir isso é com a resiliência. Esta é a capacidade de enfrentar os problemas que surgem de maneira positiva, podendo depois seguir a nossa vida normalmente. Significa superar as condições de vida difíceis, de modo que a pessoa saia fortalecida dessas condições. Isto é, favorece um sentimento de desenvolvimento pessoal.

Por último, é possível fomentar o afecto positivo através do humor. Com as gargalhadas libertaremos mais hormonas que ajudam a regular o stresse, como a adrenalina e o cortisol. O nosso pensamento será mais flexível, de forma que melhoraremos a nossa capacidade de regulação emocional.

Um estado de ânimo positivo também poderá ajudar-nos a reinterpretar a situação. Vai influenciar a criação e o reforço do apoio social. Finalmente, podemos dizer que nos dará uma mão na hora de suportar a dor e irá estimular o nosso sistema imunológico.

Como podemos ver, o afecto positivo tem um papel muito importante no nosso desenvolvimento pessoal, na nossa saúde global e na qualidade das nossas relações interpessoais. Não deixe de fomentá-lo no seu dia a dia.

Fonte: amenteemaravilhosa

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s