Seja uma Luz para si mesmo | Buda

tumblr_static_195k4mciw9c0wow080owg0o0k_640_v2.jpg

Com a aproximação da sua morte, Buda disse às pessoas reunidas à sua volta:

Seja uma Luz para si mesmo; não se entregue a refúgios externos. Apegue-se à verdade. Não procure abrigo em ninguém além de si mesmo.

Não irás encontrar o que irá satisfazer o teu coração e a sua mente num livro ou numa aula. Não o irá encontrar nem mesmo nos ensinamentos do Buda. Não entrarás em contacto com a Verdade pr meio de Buda, nem por um venerado Mestre ou por um Lama, nem por um Sacerdote, ou Monja, Professor ou Guru. Não receberás a Verdade – que aquieta as mais profundas dores no Coração – de ninguém mais. O único caminho para ver a Verdade é observar se a sua mente está inclinando-se.

Se isto ocorre é porque vê alguma coisa “lá fora”, além de si mesmo. E perder-se em pensamentos e na imaginação. É ser removido da experiência imediata.

Note o que a sua mente está fazendo agora. Não precisa de se esforçar para fazer isso, pois já está completamente preparado. Não precisa de ir a lugar algum nem fazer nada de especial. Simplesmente veja somente a sua intenção. Apenas isso.

Despertar não é agarrar-se à ideia de despertar. Não pode praticar o despertar nem fingindo nem imitando. Só pode contar consigo mesmo. Não depende dos outros. Tudo o que precisa está aqui agora. Confie apenas no assim – na experiência directa e imediata.

Tu és a Autoridade Final. Despertar ou não depende exclusivamente de si.

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s