5 Segredos para a Felicidade

matthieuicard.jpg

Artigo publicado no site da BBC, sobre 5 dicas para a felicidade do Monge Budista  Matthieu Ricard.

O monge budista Matthieu Ricard é considerado a “pessoa mais feliz do mundo”. Esse título foi dado por cientistas da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, que estudaram o seu cérebro. Eles descobriram que Ricard produz um nível de ondas cerebrais de gama sem precedentes na literatura científica. Essas ondas estão ligadas à capacidade de atenção, consciência, aprendizagem e memória. Além disso, Ricard manifesta um nível de actividade no seu córtex pré-frontal esquerdo bem acima do direito, o que reduz a sua propensão à negatividade, explicaram os investigadores. “Felicidade não é a procura infinita por uma série de experiências de prazer”. Isso é uma receita para a exaustão”, diz o monge francês, do budismo tibetano.

Mas qual é, na visão dele, o segredo para tanta felicidade? Aos 71 anos, Ricard dá cinco conselhos.

1. Defina o que é felicidade
“Felicidade é um jeito de ser. É um estado mental óptimo, excepcionalmente saudável, que dá-lhe os recursos para lidar com os altos e baixos da vida.”

2. Seja paciente
“Não seja como uma criança que faz birra. ‘Eu quero ser feliz agora’, isso não funciona. A fruta amadurece com paciência e vira uma fruta e uma geleia deliciosas. Não pode fazer isso com uma fruta verde. Leva tempo cultivar todas aquelas qualidades humanas fundamentais que geram bem-estar.”

3. Saiba que pode treinar a sua mente
“O que fizer vai mudar o seu cérebro. Se aprender malabarismo, a mergulhar ou a esquiar, o seu cérebro vai mudar. Da mesma forma, se treinar a sua concentração, se treinar para ter mais compaixão, se treinar para ser mais altruísta, o seu cérebro vai mudar, será uma pessoa diferente. Todas essas habilidades podem ser aprendidas, assim como tocar piano ou jogar xadrez.”

4. Pratique pouco e com frequência
“É como quando rega as plantas no seu apartamento. Precisa regar um pouco todos os dias. Se derramar um balde uma vez por mês, a planta vai morrer. É melhor fazer sessões curtas de meditação com frequência do que uma muito longa de tempos em tempos, porque o processo de neuroplasticidade não será activado ou mantido.”

5. Não deixe o tédio desencorajá-lo
“Devemos perseverar, porque, às vezes, quando está chato é que uma mudança de verdade ocorre. A regularidade é uma das grandes dicas de meditação e treino mental para se tornar uma pessoa melhor, mais feliz e mais altruísta.”

 

Anúncios

One thought on “5 Segredos para a Felicidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s