10 Citações do “Livro Tibetano dos Mortos”

tibetan-buddhist-texts.jpg

Um dos mais profundos e antigos ensinamentos registados no nosso mundo é o “Livro Tibetano dos Mortos” (The Tibetan Book of the Dead”). A elucidação de que “a cada dia nascemos e a cada noite morremos novamente”, nos dá a sensibilidade que facilita deixar o passado ir e iniciar-se o processo de evolução. Este livro não é o único que traz consigo os conhecimentos pós vida que conhecemos e experienciamos aqui. Mas o que faz o Livro Tibetano tão especial é o seu foco na Arte de Morrer e ao fazê-lo, ensina-nos a viver em repleta contemplação.

10 citações do Livro Tibetano dos Mortos

1. “Um ser humano é parte de um todo, chamado por nós de “Universo”, uma parte limitada no tempo e no espaço. Experimenta a si mesmo, os seus pensamentos e sentimentos, como algo separado do resto – uma espécie de ilusão óptica da sua consciência. Essa ilusão é uma espécie de prisão para nós, restringindo-nos aos nossos desejos pessoais e ao afecto por algumas pessoas mais próximas de nós. A nossa tarefa deve ser libertar-nos desta prisão, ampliando os nossos círculos de compaixão para abraçar todas as criaturas vivas e toda a natureza”

2. “A verdade espiritual não é algo elaborado e esotérico, é de facto um profundo senso comum. Quando percebes a natureza da mente, as camadas de confusão descascam. Realmente não te tornas um Buda, simplesmente cessa, lentamente, para ser iludido. E ser um Buda não é ser um super-homem espiritual omnipotente, mas tornar-se finalmente num verdadeiro ser humano .”

3. “Há tantas maneiras de tornar a abordagem da meditação tão alegre quanto possível. Pode encontrar a música que mais te exalta e usá-la para abrir o teu coração e mente. Podes recolher peças de poesia, ou citações de linhas de ensinamentos que ao longo dos anos têm movido a tua pessoa, e mantê-los sempre à mão para elevar o seu espírito.”

4. “Reconhece sempre as qualidades de sonho da vida e reduz o apego e aversão. Pratique a boa-vontade para com todos os seres. Seja amoroso e tenha compaixão, não importa o que os outros façam para si. O que eles vão fazer não vai importar tanto enquanto veres como um sonho. O truque é ter intenção positiva durante o sonho. Este é o ponto essencial. Esta é a verdadeira espiritualidade. “

5. “Nada poderia estar mais longe da verdade. Mas num mundo dedicado à distracção, o silêncio e a quietude nos aterrorizam; Nós protegemo-nos deles com ruído e uma ocupação frenética. Olhar para a natureza da nossa mente é a última coisa que nos atreveríamos a fazer. Às vezes penso que não queremos “

6. “Basta olhar para a sua mente por alguns minutos. Vais ver que é como uma pulga, constantemente pulando para lá e para cá. Vês que os pensamentos surgem sem qualquer razão, sem qualquer ligação. Varridos pelo caos de cada momento, somos as vítimas da inconstância da nossa mente. “

7. “Este mundo pode parecer maravilhosamente convincente até que a morte colapsa a ilusão e nos expulsa do nosso esconderijo.”

8. “O que é nascido, morrerá, o que foi recolhido será dispersado, o que foi acumulado será gasto, o que foi construído ira desmoronar-se e o que foi elevado será reduzido “

9. “Planear o futuro é como ir pescar num rio seco; Nada nunca funciona como quer, então desista de todos os seus esquemas e ambições. Se tem que pensar em algo, faça dela a incerteza da hora da sua morte. “

10. “Quando finalmente libertamo-nos do corpo que definiu e dominou a nossa compreensão de nós mesmos por tanto tempo, a visão cármica de uma vida está completamente exausta, mas qualquer karma que possa ser criado no futuro ainda não começou a cristalizar-se. Então, o que acontece na morte é que há uma “brecha” ou espaço que é fértil com grandes possibilidades; É um momento de poder tremendo, gestador, onde a única coisa que importa, ou poderia importar, é como exactamente a nossa mente é. Despojada de um corpo físico, a mente está nua, revelada surpreendentemente pelo que sempre foi: o arquitecto da nossa realidade “.

 

Anúncios

One thought on “10 Citações do “Livro Tibetano dos Mortos”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s