Pema Chödrön | Dê Três Respirações Conscientes

photo-1437623889155-075d40e2e59f-2

Pema Chödrön ensina-nos uma prática de “pausa”, uma técnica simples que podemos usar sempre que precisamos de um intervalo dos nossos padrões habituais.

Os nossos hábitos são fortes, então é necessária uma certa disciplina para sair do nosso casulo e receber a magia do que nos rodeia. Pausar a prática – tomar três respirações conscientes em qualquer momento quando percebemos que estamos presos – é uma prática simples, mas poderosa que cada um de nós pode fazer em qualquer momento.

A prática da pausa pode transformar cada dia da sua vida. Ele cria uma porta aberta para o sagrado do lugar em que você se encontra. A imensidão, a quietude e a magia do lugar irão cair sobre si, se deixar a sua mente relaxar e soltar por apenas algumas respirações, a linha da história que você está trabalhando tão difícil para manter. Se parar apenas o tempo suficiente, poderá reconectar com o momento onde está, com o imediato da sua experiência.

Quando estas a tomar banho ou fazendo o seu café ou chá, ou escovando os dentes, apenas crie uma lacuna na sua mente discursiva. Quando está acordando pela manhã e ainda não está afastado da cama, mesmo que esteja atrasado, você poderia simplesmente olhar para fora e soltar a linha da história e tomar três respirações conscientes. Apenas esteja onde você está! Quando está tomando banho ou fazendo o seu café ou chá, ou escovando os dentes, apenas crie uma lacuna na sua mente discursiva. Faça três respirações conscientes. Apenas pause. Deixe-o ser um contraste ao ser todos. Deixe que seja como estourar uma bolha. Deixe que seja apenas um momento no tempo e continue. Talvez você esteja a caminho do que você precisa fazer para o dia. Está no seu carro, ou na paragem de autocarro, ou está na fila. Mas ainda pode criar essa lacuna tomando três respirações conscientes e estar ali mesmo com o imediato da sua experiência, exatamente o que você está vendo, com o que você estiver fazendo, com o que você estiver sentindo.

Foto: Eutah Mizushima

Pema Chödrön no Lion’s Roar

Anúncios

2 thoughts on “Pema Chödrön | Dê Três Respirações Conscientes

  1. Que legal. Cada texto budista que recebo é um bálsamo. Muitas vezes atuo impulsivamente e me arrependo, perco oportunidades de ser feliz, de estar ao lado da pessoa que deseja estar ao meu lado naquele momento. e não consigo parar minha atuação impulsiva e inconsciente. Acho que as três respirações podem ser uma maneira de trazer-me ao consciente naquele momento e evitar a impulsividade.Agradeço!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s