Aversão e Agressão | Chagdud Tulku Rinpoche

transferir (1).jpeg

Não nos damos conta que, se temos tendência à aversão e à agressão, os inimigos começam a aparecer por todos os lados. Encontramos cada vez menos coisas para gostar nos outros e cada vez mais coisas para odiar. As pessoas começam a evitar-nos e ficamos mais isolados e solitários. Às vezes, furiosos, cuspimos palavras ásperas e ofensivas.

[…] Quando deixa a aversão e a raiva tomarem conta de si, é como se, tendo decidido matar uma pessoa jogando-a num rio, se agarrasse ao pescoço dela, pulasse na água e os dois morressem afogados. Ao destruir o seu inimigo, também se destrói a si mesmo.

É muito melhor dissipar a raiva antes que ela possa conduzir a um conflito maior, respondendo a ela com paciência. Compreender a responsabilidade que temos por aquilo que nos acontece, ajuda a fazer isso. Tratamos a nossa ligação com alguém que percebemos como um inimigo como saí do nada.

[…] Em vez de procurarmos os defeitos dos outros, dirigindo a nossa raiva e aversão contra situações que pensamos estar nos ameaçando, deveríamos lidar com o verdadeiro inimigo.

Esse inimigo, que destrói a nossa felicidade a curto prazo e nos impede, numa perspectiva mais longa, de alcançar a iluminação, é a nossa própria raiva e aversão. Se as vencermos, não haverá mais brigas, pois deixaremos de perceber como inimigos os nossos oponentes — um grande retorno por pouco esforço. Tanto nós quanto eles teremos cada vez menos probabilidades de reincidir em situações que possam levar a um conflito. Todos saem ganhando.

Chagdud Tulku Rinpoche (Tibete, 1930 – Brasil, 2002)
Portões da Prática Budista, I | 3

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s